domingo, 3 de abril de 2011

Enem terá duas provas por ano só em 2012

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terá duas edições somente a partir de 2012, com provas em maio e outubro. Conforme o UOL Educação apurou, o MEC (Ministério de Educação) já descartou duas edições da prova neste ano. A realização de duas provas por ano havia sido apontada pelo ministro Fernando Haddad como uma maneira de reduzir os seguidos problemas que o Enem vem enfrentando. O MEC cogitava a possibilidade de aplicar os dois exames já em 2011. A licitação com a gráfica que imprime o Enem permitia que isso acontecesse agora -já que o contrato foi assinado para a realização de duas provas. A presidente do Inep, (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Malvina Tuttman, comunicou a novidade a instituições de ensino superior durante reunião no dia 22 de março. O exame deve continuar nacionalizado. Na última edição, houve erros de impressão em cadernos de prova e as folhas de resposta vieram com os cabeçalhos trocados. Esses erros provocaram uma batalha judicial que só foi encerrada após uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Em 2009, a prova vazou e o exame precisou ser cancelado dois dias antes da realização. Em janeiro, em entrevista ao UOL Educação, Malvina havia dito que uma ampliação do Enem “poderia incluir” os dois exames. Ela afirmou que, nos últimos dois anos, a prova foi utilizada como “projeto piloto”. "O Enem foi utilizado nos últimos dois anos como projeto piloto, ao avaliarmos o impacto, ao montarmos uma proposta de ampliação", disse. Fonte: UOL Educação

7 erros comuns nos estudos

O velho hábito estudantil de se desesperar quando vê a recuperação iminente em várias disciplinas, no terceiro trimestre ou quarto bimestre, pode ser evitado. Basta um pouco de planejamento, para que nada aconteça de imprevisto e venha a trazer maiores preocupações. Este é o ano de vestibular para você? Corra atrás do prejuízo, pois você pode acabar se prejudicando! Se nos últimos anos você se viu nesta situação, ainda a tempo de mudar! Algumas dicas para não cair nessa cilada:



1. “Não vou estudar agora. Está muito cedo.” – Estudar em cima da hora da prova é um erro clássico. Acontece que, dias antes da avaliação, você se dá conta que deveria se empenhar mais para dominar os assuntos abordados. Procure estudar com regularidade.



2. “Eu entendi tudo. Não preciso estudar!” – Não basta entender. Só se aprende quando se domina bem o assunto, por isso deve-se praticar. Resolva os exercícios e faça as atividades, tirando suas dúvidas com o professor.



3. “Essa matéria é muito difícil. Não vou conseguir aprender.” - O fato de ter dificuldade numa disciplina significa apenas que você precisa se esforçar mais! E não o contrário! Quanto mais difícil um assunto for pra você, mais tempo você deve se dedicar a ele!



4. “Essa matéria é muito fácil. Não preciso estudar.” - Ter facilidade numa disciplina significa que você precisa se esforçar menos, mas não deixar de estudá-la.



5. “Já li toda a teoria e entendi tudo.” - Só se aprende mesmo praticando! Procure resolver os exercícios! Como você aprendeu a beijar? Só na teoria? Estudar a teoria é só o "prato de entrada" dos estudos. A prática leva à perfeição, não é mesmo?



6. “Eu só preciso tirar x, para ficar na média, então só vou estudar um pouquinho!” - Você precisa fazer o máximo e o melhor que puder! Nós somos o que temos o hábito de fazer! Os campeões, os vitoriosos, os vencedores não são os medianos!



7. “Meu pai, mãe, avó, tio, tia, namorado, namorada, papagaio não podem estudar comigo!” – É você quem tem que estudar! Seu pai, mãe, avó, tio, tia, namorado, namorada, papagaio etc. já passaram por esta fase. Não os faça ter que passar por isso de novo!