1º ANO = Arcadismo e Barroco, principalmente o Barroco, são muito intensos nas artes plásticas, pintura e escultura. O candidato deve estar preparado para enxergar, nos textos e em quadros, as características do movimento. O Barroco Movimentado pela Contra Reforma e seus textos repletos de hipérboles, religiosidade e cultismo destacam o primeiro autor genuinamente brasileiro Gregório de Matos (Boca do Inferno).
No Arcadismo a razão anti a emoção barroca, conseqüente dos ideais de Inconfidência, é representada por Tomás A. Gonzaga e Claudio Manuel da Costa.
2º ANO = Os movimentos literários cobrados nos Vestibulares do PSS 2 estão sempre mais voltados ao romantismo e realismo. No Romantismo continuamos com o destaque às produções do maior indianista de todos os tempos José de Alencar.
Quanto ao Realismo Machado de Assis e suas obras com nomes dos personagens, exaltando o individualismo: “Dom Casmurro”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Quincas Borba”.
3º ANO = O vestibular da Covest tem se encaminhado, nos últimos anos, para dar maior destaque aos autores da chamada Geração de 45. Convém revisar João Cabral de Melo Neto e sua preocupação com a precisão da linguagem, bem como as abordagens sociais de sua obra, como em Morte e Vida Severina e O Cão sem Plumas. João Guimarães Rosa, com Sagarana e Grande sertão, veredas (centenário de nascimento) e Clarice Lispector ocupam lugar de destaque por comporem a bibliografia, respectivamente, com os livros Primeiras Estórias e A Hora da Estrela.
Não esquecer dos autores oriundos da nossa região. Nesse sentido, nunca é demais autores Graciliano Ramos (Vidas Secas, São Bernardo, Memórias do Cárcere).
Assinale a alternativa correta.
a) Machado de Assis, como Graciliano Ramos, em São Bernardo, defendea ambição de mudar de classe e a procura de um novo status, mesmo àcusta de sacrifícios no plano afetivo.
b) Aluísio de Azevedo, em O cortiço, aproxima-se do romance naturalistade Graciliano Ramos, focalizando cenas coletivas e reduzindo ascriaturas ao nível animal.
c) Clarice Lispector, ao modo de Graciliano Ramos em Vidas secas, vale-seintensamente da metáfora insólita, do fluxo de consciência, rejeitandoo enredo que se organiza pela sucessão de fatos.
d) Guimarães Rosa transformou o regionalismo: se, em Graciliano Ramos,temos o regionalismo crítico, em Rosa, a modelagem da fala sertaneja,por exemplo, é feita com uma linguagem que reforça sua carga musicale semântica.
e) Graciliano Ramos e José Lins do Rego são grandes romancistas doNordeste, realizando, ambos, um tipo de literatura em que se evidenciaa rejeição a qualquer traço memorialista, modo de se despregarem darealidade pessoal vivida.
Resposta Certa: D