quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Centenas de Estudantes Participam do Simuladão Enem Fits




A Faculdade Integrada Tiradentes promoveu seu primeiro simulado voltado para alunos de ensino médio e cursinhos.


As provas para o Exame Nacional do Ensino Médio estão chegando. No próximo final de semana (dias seis e sete) estudantes de todo o País farão o Enem. Foi pensando nisso que a Faculdade Integrada Tiradentes promoveu o primeiro Simuladão Enem Fits e mais uma vez abriu suas portas para receber estudantes do ensino médio, cursos pré-vestibulares e sociedade em geral.

Mais de 400 pessoas se inscreveram. Tudo foi planejado de forma que os alunos vivenciassem a experiência de um processo seletivo real, com fiscais, segurança, divisão de salas, cartão de inscrição e outros detalhes. Ao todo, foram 60 questões objetivas, sendo quinze de cada área do conhecimento: Ciências Humanas e da Natureza, Linguagens e Código e Matemática.

Mas além de testar seus conhecimentos e se preparar, os candidatos concorreram a prêmios. Os cinco que obtiverem maior pontuação vão receber um Ipod Nano, com multi touch 8GB da Apple cada um, além de uma ilha do conhecimento (quatro computadores) para escola com melhor desempenho.

Apesar de reconhecer que a premiação é interessante, a estudante Larissa Guerra, assegura que seu interesse foi mais por experiência: “O Enem é muito diferente do vestibular (convencional). Já é uma experiência para sábado”.

Roseane Schyttmberg, aluna EJA IBC Colégio e Curso, participou de um Simulado pela primeira vez e gostou da experiência: “Foi meu primeiro simulado, gostei. Deu para sentir bem”, disse Roseane Schyttmberg, que estava há 15 anos sem estudar, mas seguindo o conselho de uma amiga decidiu se inscrever no Simuladão da Fits.
Já Diogo Aguiar, ainda está no primeiro ano do ensino médio, mas concorda que a atividade serviu para vivenciar o processo de provas que vai enfrentar. Ele participou junto com a turma de amigos: “Valeu a pena, serviu para revisar e lembrar tudo”.

Sílvio Sacramento, da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Compese) fez parte da organização do Simuladão da Universidade Tiradentes, em Aracaju (no dia 31 de outubro), mas também veio a Maceió para trabalhar no simulado da Fits. Sílvio ficou feliz com o que viu: “Os alunos estavam entusiasmados, demonstraram muito interesse em participar”.

“O Simulado é mais uma forma de a Fits reafirmar seu compromisso com a educação. A ideia é inserir o Simuladão no calendário de atividades da Faculdade” – afirmou Jailton Nicácio, coordenador da Compese da Fits, que complementa: “Nós estamos abrindo as portas da Instituição. É um fortalecimento do programa Portas Abertas”.
O gabarito oficial e as provas estão à disposição no site Simuladão Enem/Fits 2010. O resultado será divulgado no dia 12 de novembro.

sábado, 6 de novembro de 2010

Enem: 4,6 milhões de candidatos participam das provas neste fim de semana

Exatos 4.611.441 de candidatos são esperados para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) hoje (6) e amanhã (7). São cerca de 16 mil locais de aplicação em 1,8 mil municípios em todos os estados do país.
São Paulo é a unidade de Federação com maior número de inscritos: 827 mil. Em seguida vem Minas Gerais (538 mil), a Bahia (428 mil) e o Rio de Janeiro (314 mil). No Distrito Federal, 65 mil devem participar.
A nota da prova pode valer uma vaga em uma das 83 universidades públicas que aderiram ao Enem para o próximo ano. O Ministério da Educação (MEC) prevê que 83 mil vagas serão disponibilizadas para o primeiro semestre de 2011 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A ferramenta foi criada em 2009 e é por meio dela que os participantes do Enem se inscrevem e podem ser selecionados para uma dessas instituições. A previsão é que o Sisu entre no ar em janeiro, logo depois da divulgação dos resultados do exame.
O Enem também é pré-requisito para quem quer tentar uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas. Para participar é preciso atender a critérios de renda e ter cursado todo o ensino médio em escola pública. As inscrições para o ProUni também só começam depois que os resultados do Enem estiverem publicados.
Hoje, as provas serão de ciências humanas e da natureza, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. O exame começa às 13h (horário de Brasília) e terá duração de quatro horas e meia. Os portões de acesso serão fechados às 12h55. A recomendação é que os participantes cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.
Amanhã os candidatos serão avaliados em códigos e linguagens e matemática, além da redação. As duas provas também têm 45 questões cada. O exame tem início no mesmo horário, mas com uma hora a mais de duração.
Os participantes não podem esquecer de levar o cartão de confirmação do Enem - que foi enviado para a casa de cada candidato - e um documento oficial com foto. Valem carteiras de identidade e de Trabalho, habilitação ou passaporte. Também serão aceitas cédulas de identidade emitidas por conselhos ou ordens de classe. Para preencher a folha de respostas, só será aceita caneta esferográfica de cor preta. O uso de lápis, borracha e apontador durante a prova está proibido, assim como relógios e celulares.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Inscrições para vestibular da Uncisal se encerram próxima sexta


As inscrições para o Vestibular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) se encerram no dia 5 de novembro de 2010.

As inscrições devem ser efetuadas no endereço eletrônico da Uncisal www.uncisal.edu.br/vestibular, mediante o preenchimento da ficha de inscrição, impressão e pagamento da taxa, por meio de boleto bancário. Porém o candidato deve ficar atento, pois não será aceito o pagamento feito por envelope em caixa eletrônico ou por transferência bancária.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 220,00 para todos os cursos ofertados pela Uncisal. O candidato que tiver cursado o ensino médio em escolas públicas ou cenecistas terá direito à taxa especial de inscrição, no valor de R$ 80,00.
As provas do Vestibular Uncisal 2011 serão realizadas no dia 12 de dezembro de 2010, no horário das 14h às 18h, e nos dias 13 e 14 de dezembro de 2010, no horário das 14h às 17h.
Os cursos ofertados são Bacharelado em Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem, além dos Cursos Tecnológicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Processos Gerenciais, Radiologia e Sistemas Biomédicos.
O resultado do Vestibular Uncisal 2011 será no dia 14 de janeiro de 2011, às 16h, no Pátio da Uncisal, no Trapiche da Barra.

Ufal abre hoje inscrições para concurso de técnico administrativo


A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu, nesta segunda-feira (1), as inscrições para o concurso que oferece 43 vagas para o cargo de técnico administrativo. Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 30 de dezembro.
A taxa de inscrição é no valor de R$ 46 para aqueles que vão concorrer para cargos que exigem nível médio de escolaridade e de R$ 75, para os cargos de nível superior.

A inscrição pode ser feita através da página da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), http://www.copeve.ufal.br/, que está organizando o certame.
Segundo o edital, os salários para os cargos são de R$1.821,94, para o nível médio e R$2.989,33, para nível superior.
As provas objetivas serão realizadas no dia 6 de fevereiro de 2011 e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 15 de abril.

sábado, 30 de outubro de 2010

HOMENAGEM DE TODA FAMÍLIA IBC AO NOSSO SAUDOSO PROFº. MARCELO

Ao professor Marcelo, Jesus, como era chamado carinhosamente por todo seu alunado, saudades eternas.

"Deus costuma usar a solidão
Para nos ensinar sobre a convivência.
Às vezes, usa a raiva para que possamos
Compreender o infinito valor da paz.
Outras vezes usa o tédio, quando quer
nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos
Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer
Nos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos
Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer
Nos mostrar a importância da vida."

Fernando Pessoa

sexta-feira, 29 de outubro de 2010