terça-feira, 19 de outubro de 2010

Café da Manhã com Coordenadores de Escolas

Evento faz parte dos preparativos para a Feivest.
14/10/2010


A Faculdade Integrada Tiradentes já está contando os dias para o maior evento de seu calendário, a Feira do Vestibular, Feivest, que acontece no próximo dia 23. A Feira já está em sua quarta edição e nesse ano vem com uma grande programação para receber estudantes de todo o estado.
Por isso, na última sexta-feira, coordenadores de vários Colégios de Maceió foram recebidos no campus Amélia Maria Uchôa para um café da manhã. Além dos representantes da coordenação, estudantes de ensino médio também compareceram. O tema do encontro não poderia ser outro: a participação das instituições educacionais na Feivest, que esse ano vem com uma atração especial.
Uma vasta programação aguarda os visitantes que virão ao campus da Fits. Seguindo a tradição, o dia 23 vai ser de muita informação, aprendizado, música, cultura e diversão. Mas uma novidade da Feira do Vestibular em 2010 é a Gincana do Conhecimento – a Gincana foi apresentada no café da manhã e recebida com entusiasmo pelos alunos.
No encontro, o diretor da Fits, Dario Arcanjo, a coordenadora do departamento de Marketing, Pollyanna Fonseca além de Denisson Meneses (Unit) e Luiz Paccioni (Fits Portas Abertas) apresentaram as propostas e novidades que a Fits oferece para os estudantes de ensino médio e lembrou aos presentes que a Faculdade sempre está à disposição quando o assunto é promover “Conhecimento sem Limites”.
A Faculdade Integrada Tiradentes já está contando os dias para o maior evento de seu calendário, a Feira do Vestibular, Feivest, que acontece no próximo dia 23. A Feira já está em sua quarta edição e nesse ano vem com uma grande programação para receber estudantes de todo o estado.

sábado, 16 de outubro de 2010

Ser Professor

Ser professor
é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena
se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de
"sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...

Autor: (Desconhecido)

Origem do Dia do Professor

A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A idéia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.
A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
A estrutura da educação no Brasil se divide por faixas etárias. De zero a três anos temos as creches ou berçários; de 3 a 5 anos a fase de educação infantil, de 6 a 10 anos o ensino fundamental I; de 11 a 14 anos o ensino fundamental II; e de 15 a 17 anos o ensino médio. Após a etapa do vestibular e com a aprovação no mesmo, o período de graduação.

Oração do Professor

Obrigado, Senhor,
por atribuir-me a missão de ensinar e
por fazer de mim um professor no mundo da educação.
Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e
te ofereço todos os meus dons.
São grandes os desafios de cada dia,
mas é gratificante ver os objetivos alcançados,
na graça de servir,
colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando tambémo sofrimento que me fez crescer
e evoluir.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor!
Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador
para melhor poder servir.
Abençoa todos os que se empenham neste trabalho
iluminando-lhes o caminho .
Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.
Amém!


autor desconhecido

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DEIXEM O PALHAÇO LEGISLAR

Tiririca é o novo herói nacional. A expressão mais raivosa e consistente do voto de protesto contra o corpo político brasileiro. Que a Justiça esteja já acionada para cassá-lo por suposto analfabetismo revela como o palhaço/deputado federal mais votado do país ameaça o sistema. O deboche e o humor são armas poderosas. E que boa piada: uma Justiça sem dentes para barrar os eternos abutres da política afia suas garras diante do palhaço nordestino que, como nosso consagrado presidente, veio de muito baixo na pirâmide social para afirmar-se de forma retumbante em São Paulo.
Quem conhece e representa melhor o Brasil profundo do que o palhaço Tiririca hoje na política? Só Lula. Que elitismo suspeito esse preconceito contra o suposto analfabetismo do palhaço. Quem melhor que um analfabeto ou semi-analfabeto para representar os milhões de mal educados do país? Analfabeto não é incapaz nem criminoso para ter direitos políticos limitados. Muito pelo contrário, é vítima da má gestão desta obrigação pública mais básica que é a educação.
Se a Wikipédia está certa, o palhaço Tiririca começou a vida no circo aos 8 anos, em Itapipoca, no Ceará, e estourou regionalmente com a música "Florentina", que a Sony Music tornou megahit nacional em 1996. Ele já teve problemas com a lei naquela época por causa da música "Veja os Cabelos Dela", que lhe rendeu uma acusação de racismo, da qual foi inocentado.
A letra, puro Tiririca, dizia:
"Veja, veja, veja, veja, veja os cabelos dela/Parece bombril, de ariá panela/Parece bombril, de ariá panela/Quando ela passa, me chama atenção/Mas os seus cabelos, não tem jeito não/A sua caatinga quase me desmaiou/Olha eu não aguento, é grande o seu fedor".
Uau!
A singeleza sempre foi seu atributo. Os jingles e os spots de sua campanha, feitos de forma despretensiosa por amigos humoristas, devem ser estudados pelos caríssimos marqueteiros de plantão. São a maior lição de marketing político desta campanha. Dançando daquele jeito nordestino, o palhaço canta meio preguiçoso: "O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto", ou "Pior do que tá não fica, vote Tiririca".
Bingo!
Os mais de 1,3 milhão de votos que Tiririca teve em São Paulo não podem ser desclassificados por essa Justiça incapaz de julgar os que deveriam ser julgados e que ainda por cima pode barrar a melhor notícia desta eleição: a lei da ficha limpa. Deixem Tiririca legislar. Queremos vê-lo dançando no tapete do Congresso e discursando daquele jeito engraçado no microfone do plenário. Estará, legitimamente, representando muita gente. Dos que enfrentam as mesmas dificuldades e preconceitos que ele enfrentou e enfrenta aos que acham que a política brasileira é uma grande piada.
Sérgio Malbergier - Folha de São Paulo

terça-feira, 23 de março de 2010

terça-feira, 16 de março de 2010



CEFET (IFAL) - 2010
TURMAS: MANHÃ e TARDE - UNIDADE FAROL
TARDE e NOITE - UNIDADE PRADO
MÓDULOS MENSAIS + CAMISA IFAL/IBC
INVESTIMENTO: R$ 60,00 mensal
Venha fazer parte dessa lista de campeões: